Empreendedorismo Franquias faturam R$ 44 bilhões e crescem 6,3% no 3º trimestre, diz ABF

Comunicação

O setor de franchising segue demonstrando sua força. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 44,4 bilhões no 3º trimestre deste ano, contra R$ 41,8 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. O incremento de 6,3% no faturamento ainda deu gás para que as franquias associadas criassem mais de 80 mil novas vagas de trabalho entre os meses de julho à setembro de 2018.

Ao levar em consideração os últimos doze meses corridos, o mercado de franquias atinge um avanço de 7% em relação ao período igualmente anterior. Entre os meses de setembro de 2017 a setembro deste ano, as redes de franquias que atuam no Brasil movimentaram mais de R$ 170 bilhões.

“Embora tenhamos registrado um mês de agosto bastante positivo, nos meses de julho e setembro o consumidor estava mais retraído, possivelmente impactado pelas incertezas inerentes ao cenário pré-eleições. Para manter seu crescimento, o franchising brasileiro intensificou sua busca por eficiência e novas soluções, o que se traduziu na busca por novos formatos, perfis de público e mercados”, afirmou, em nota, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

Para o consolidado do ano, a ABF estima um crescimento de 7% sobre o registrado em 2017.

O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre atingiu 3% no terceiro trimestre deste ano, contra o fechamento de 1,6% das unidades, o que resultou num saldo de 1,4% no período.

“A decisão de investimento está diretamente ligada ao cenário macroeconômico em que ela é realizada. Desta forma, é natural que haja uma diminuição de ritmo as vésperas de um pleito da magnitude que tivemos. Agora, com a definição dos vencedores, esperamos que o movimento de expansão ganhe um novo fôlego”, afirma o presidente da ABF.

Até o final deste ano, a associação prevê que o número de negócios franqueados cresça até 5%. O volume de redes de franquias em operação no País deve se estabilizar na casa das 2800 marcas, de acordo com a entidade.

O mercado de franquias brasileiro cresceu 6,3% no terceiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, com o faturamento passando de R$ 41,850 bilhões para R$ 44,479 bilhões. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 7%, de R$ 159,826 bilhões para R$ 170,988 bilhões. Os dados são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) nesta quarta-feira (28). De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, as incertezas do cenário eleitoral, o aumento da inflação e a queda da confiança do consumidor e do empresariado refletiram no desempenho do terceiro trimestre. “Embora tenhamos re... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2018/11/28/franquias-desempenho-3-trimestre-2018-abf.htm?cmpid=copiaecola